Importância de check-ups regulares ao seu animal
20-08-2015
Tal como acontece nas pessoas, à medida que os nossos animais envelhecem torna-se essencial a realização de consultas de rotina regulares para despistar a presença de doenças de forma precoce bem como para avaliar o bem-estar geral do animal. Uma vez que o envelhecimento nos animais ocorre de forma mais rápida do que no Homem, estas consultas devem ser iniciadas em idade jovem e realizadas duas vezes por ano. 
É frequente os donos não acharem necessário levar o animal ao veterinário por este estar, aparentemente, saudável. No entanto, existem várias doenças cujos sinais iniciais passam facilmente despercebidos aos donos nomeadamente diabetes, insuficiência cardíaca congestiva, hipotiroidismo, hipertiroidismo, neoplasias, entre muitas outras. Sem um check-up regular, muitas doenças são diagnosticadas já num estado avançado, sendo depois frequentemente impossíveis de tratar. A deteção precoce de estados de doença é também mais vantajosa financeiramente para os donos uma vez que doenças apanhadas mais tardiamente acarretam tratamento mais intensivo, prolongado e, logo, mais dispendioso.

Em que consiste um check-up?

Um check-up é um exame clínico geral para avaliação do estado de saúde e para despiste de eventuais doenças com sintomatologia ainda silenciosa. Assim nestas consultas são avaliados, clinica e laboratorialmente, vários sistemas ou órgãos do animal nomeadamente é feito um feito um exame físico exaustivo, com medição da pressão arterial, exame oftalmológico, dentário, otológico, neurológico, cardiorrespiratório, dermatológico, urogenital, comportamental e nutricional. 
Já diz o provérbio: “Mais vale prevenir do que remediar”. Marque já um check-up ao seu animal, connosco!